4 de janeiro de 2005

Universidade de …, curso de Direito

Pois é… Já estamos em Janeiro e, não tarda nada, os exames chegam…
É a 3ª vez que vou fazê-los, o que não é propriamente um factor de orgulho, nem de vergonha… Simplesmente tem que ser!
Agora que Junho se aproxima, e com ele o período de marranço, o medo volta…
Medo de quê? De tudo e mais alguma coisa.
Medo de ter más notas nos exames, medo de mais uma vez o custo de vida de um estudante ser caro demais para mim… E acima de tudo, medo de que o curso que vá escolher não seja o melhor para mim… Desde a escola primária até ao secundário que sempre quis seguir Direito; quando cheguei ao secundário “perdi-me” um bocadinho, fiquei indecisa entre Psicologia, Literatura Portuguesa e Teatro… o facto é que nenhum deles me despertou a vontade de tal modo que tenha decidido por um deles que fosse… Acabei o secundário e, pura e simplesmente, não concorri a nada. Não sabia o que fazer, e preferi tirar um aninho para mim em vez de gastar dinheiro estupidamente num curso que não era o indicado para mim. Pode ser um pouco ingénuo, mas eu acredito que as pessoas devem perseguir os seus sonhos custe o que custar, e acredito também que tudo aquilo que tenha a ver com um projecto de vida deve ser sempre “o ideal” em detrimento do “razoável”. Para mim, o curso que eu tirar será um projecto de vida, um rumo, um complemento de mim própria.
Como tal, e até porque ouvi das bocas de pessoas que me conhecem muito bem que devia seguir Direito, cheguei à conclusão que devia seguir esse sonho, mesmo que “licenciado em Direito seja, hoje em dia, sinónimo de “desempregado”…
E aqui reside o “problema” (total e completamente engendrado por esta mente perturbada que não pára de criar macaquinhos…). Não consigo evitar o pavor que advém de certas perguntas que se manifestam insolentes, a martelar a minha cabeça…
Será que este é mesmo o curso ideal para mim? Será que serei uma boa aluna? Será que serei uma boa profissional?
Tantas dúvidas…
O medo é muito… Para todos os efeitos, já saí do secundário há mais de 3 anos e, se entrar em Setembro (o que espero desesperadamente…), serão quatro os anos de interregno…
Será que vou recuperar a agilidade mental?... Tantos anos sem estudar… Eu bem que vou lendo, mas não é a mesma coisa, né?...
Mas o medo maior… é mesmo o medo de poder vir a descobrir que afinal, Direito não é o curso da minha vida… Tantas expectativas depositadas num curso só… E se eu chego lá e não percebo nada?... E se eu chego lá e vejo que afinal estava perfeitamente enganada, que o curso não é nada do que eu estava à espera?!... Tantos anos à espera de entrar na universidade e tirar o curso que, à partida, me vai realizar profissionalmente e, afinal, não é bem assim?...
O Leonel diz que eu sou sempre assim… que quando chega a hora das decisões importantes (em relação ao curso) que me assusto, que complico, que penso demais… Não consigo deixar de lhe dar razão… Nem podia, é das pessoas que melhor me conhece (e mais me atura J…). Também diz que se Direito não for o curso da minha vida, tenho bom remédio: mudar e continuar a tentar até ser feliz no que faço. Mais uma vez tem razão… Uma sabedoria, este meu menino, quase o meu anjo-da-guarda…
Ah!, já agora… as reticências no título têm a ver com o meu “destino”: Porto ou Braga… Antes fosse Coimbra… mas não se pode ter tudo!...

8 comentários:

Joana Plim disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Маша disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joana Plim disse...

Pois é gaja...Só mesmo experimentando e arriscando é que sabes se fizeste a decisão certa ou não! A vida parte disso mesmo...
Deixa-te de coisas! Mexe-me esse rabo bom e mete-me os cornos nos livros que agilidade mental não te falta!
Quanto a porto ou braga...eu sei que ir pa fora, viver sozinha é sempre uma aventura! dá-nos um estatuto...
Mas não nos dá o aconchego da nossa casa, os braços e o colinho da nossa mãe nem os cozinhados dela (no meu caso do meu pai).É aquela sensação de chegares ao fim do dia completamnete estourada e poderes voltar para o teu ninho!Ou então pa discónaite!E para isso hão-de haver muitos colegas com um sitio pa passar uma noite...
Força nisso gaja! Como diriam o Xutos: remar remar! forçar a corrente!

***

P.J.: és croma k dói...

neca disse...

Keres um conselho sério, sensato, construtivo, ponderado, sábio e nada estupido?

Vem para ENGENHARIA ELECTRONICA E DE TELECOMUNICACOES!!

é emprego garantido! ( Para quem conseguir acabar o curso! )

LoL Beijos

biZarre disse...

decidir assim o futuro é mt complicado, mas n é definitivo! como te disse o teu sábio menino, se estiveres mal, mudas :) qt a morar fora.. é óptimo! mas morar em casa é bem melhor, believe me ;)

n podes é deixar de tentar! e qt à desabituação de estudo, se fosses burrinha tinha pena, mas n és!!!

beijos grandes

Маша disse...

NECA!!!
EH PAH! OBRIGADO!
as minhas facas de cozinha nao cortavam nada, mas dd q o neca me mostrou o caminho (I'VE SEEN THE LIGHT!!!) q passaram a cortar! yupi!
joana... chamaste-me croma e nao gostei... mas enfim, disseste q eu tinha um rabo bom e eisso ja te desculpa... va la q hj tou benevolente :D
lena babe (do neca, claro!)... ja disseste tudo! pa nao variar...
anyway... obg a todos :)
(poucos mas bons!)
*


(p.s.- MUITO BONS!weeeeeeeee!!!)

Anónimo disse...

hoje fiquei encapsulada neste mausoleu e vai daí, vem daqui, resolvi dizer umas cs...

1)quem tem medo compra um cão, que resolve sempre as coisas qt mais n seja tens smp alguem q te lembre q és um animal superior, mas tu já tens uma data deles por isso n percebo o teu problema!!!

2) aprende uma cs gaja: quem vai para biologia, estuda quimica, quem vai para química estuda física e quem vai para física estuda matemática!!!!!
é a lógica do ensino superior, se não gostares n vais ser algo mais q a maioria!!!

3)agilidade mental...só se perdeu com algma ganza fumada as escondidas!!!agilidade mental, agilidade mental!!! já ouvi desculpas mlhrs para explicar chumbos na faculdade!!!!!!
os chumbos na faculdade são como os telemoveis!!! tda a gente tem um e toca a tds!!!:P
se não estás habituada a estudar...nós tb n estavamos, mas o cerebro tem memorias escondidas q nem tu imaginas!!!!

4) estudar fora dá uma perspectiva muito diferente. se não soubesse q a minha mae ia ficar doente e me ia renegar estava a morar no porto!!! quem precisa de fazer comida qd tem a companheira de casa ou os mega jantares??
é algo muito fx poderes ir pá faculdade a pé. poderes fazer parte da tuna ou do grupo de jornalismo ou até quem sabe duma lista para a AE!!!!!
pode parecer discurso de politico, m conheço mta gente q mora na casa dos papás e q por isso só vai lá ter as aulinhas e vai embora...é uma pena!
alem disto tudo qd voltas ao fim de semana pareces a filha perfeita, não ouves discusões e as novidades estão compactadas em duas horas de almoço de sabado!!

não vale a pena pensares mto no assunto, fazes os exames e logo se vÊ....direito, torto, assim-assim
vou andando, ver se encontro uma memoria escondida algures q me salve os imensos chumbos a mim destinados...
BJSSSS
mariatolinha-q ainda n se lembrou da m*rd* da password do sign in

Joana Plim disse...

Pois é tudo muito bonito menos duas coisa...

1º - a ganza não tira agilidade mental!!! Muito pelo contrário...!

2º - isso de morar fora de casa, ir a pé pa faculdade, a companheira fazer a comida...é tudo tão fx!!! morar fora de casa! sozinha! ir pa noite! ir aos jantares k se ker! chegar a casa à hora que se quer, ir às aulas que se quer, etc...É tudo muito fácil quando os pais podem e estão disposto a manter-nos sempre a conta do banco acima dos 0!
Essas coisas podes faze-las todas, com eu faço e muito boa gente que conheço, e morar a 30km da faculdade. Não faltam boleias,não faltam casas pa dormir e ir de directa pa faculdade também não é novidade nenhuma!
Nada te impede de fazer parte da AE também.
Não acredito que o facto de morar em casa seja impeditivo de fazer isso tudo que tu dizes e fazes, muito menos no caso da carmo.
Mas lá está, há sempre o estatuto duma estudante que mora sozinha.Isso é indiscutível.